Como em toda cirurgia - também em rinoplastia - as eventuais complicações são o elemento “preocupador” não apenas do paciente, como do cirurgião. Não obstante sejam cada vez mais raras tais complicações. Isso se deve ao avanço das técnicas operatórias, ao crescente aprimoramento da formação dos profissionais e à otimização do ambiente hospitalar como um todo.

No Hospital do IPO, todo cuidado é tomado para tornar cada vez menos freqüentes as complicações cirúrgicas - tanto no ato da cirurgia, como no período pós-operatório.
No “Contrato Médico-Paciente”, constante deste portal, é citado que o Corpo Médico do IPO leva à população de Curitiba e região metropolitana, através de mais de vinte anexos, um atendimento da melhor qualidade - “A consulta até sua casa”: é esse o nosso lema. No entanto, no que se refere a cirurgias, são todas realizadas no Hospital do IPO, em ambiente especificamente preparado para concentrar prevenção e cuidados em benefício do paciente.

O Hospital do IPO - referência internacional no setor - possui uma estrutura moderna, atual. Além disso, preenche as condições mais estritas e todo tipo de exigência dos procedimentos de cirurgias Otorrinolaringológicas e de Plástica facial.

Por tais motivos, entre as mais de 40.000 cirurgias realizadas - e catalogadas - no Hospital do IPO, é motivo de orgulho JAMAIS ter havido uma única complicação sem que houvesse uma solução competente.

Em que pesem esses fatos e, independente de nossa capacidade e de cuidados nossos e do paciente, persiste - ainda assim - a possibilidade de ocorrência de complicações eventuais: sangramento pós-operatório imediato ou tardio, mau resultado funcional ou estético - resultantes possíveis de uma cirurgia estética do nariz. Porém, se isso ocorrer, por qualquer motivo, nossa equipe de profissionais trabalha em grupo para pronta resolução do problema e alcance do sucesso desejado.

Exames especializados, protocolos de exames pré-operatórios, consultas médicas e avaliação pré-operatória com anestesistas, equipe especializada, bem treinados profissionais de apoio, ambiente hospitalar internacionalmente referenciado, protocolos de cuidados pós-operatórios, atendimento 24 horas: tudo isso vem reforçar a qualidade do serviço oferecido e a satisfação do paciente IPO.